Conduzindo Madeleine

Cine 90
3 min readApr 28, 2024

Uma simples viagem de táxi que virou o início de uma grande amizade, podemos dizer que essa é a premissa do filme “Conduzindo Madeleine”. O longa francês de drama é dirigido por Christian Carion, conhecido por dirigir também a comédia/drama “Encontro Inesperado” lançado em 2001.

Em conduzindo Madeleine, acompanhamos duas histórias ao mesmo tempo, primeiro conhecemos o taxista Charles (Dany Boon), um homem à primeira vista muito sério, diria até rabugento, claramente chateado com alguns aspectos da própria vida pessoal. O taxista recebe um chamado para realizar uma corrida que inicia em um local muito longe, mesmo contrariado, resolve aceitar por ser uma corrida financeiramente vantajosa.

Chegando ao local de embarque de sua passageira, conhecemos finalmente a Medeleine (Line Renaud): Uma senhora de 92 anos que como muitos idosos que eu e você conhecemos, adora conversar em toda oportunidade possível.

Inicialmente Charles se mostra avesso a essa conversa, mas Madeleine consegue quebrar o gelo no coração de Charles e a partir daí, começamos a conhecer o passado de Madeleine. A medida que a viagem avança, Charles fica cada vez mais tocado pela história de sua passageira, a ponto de rever algumas questões em sua própria vida.

Charles no começo totalmente rabugento / Charles no meio do filme já com um sorriso do tamanho do mundo

O filme é um drama bem sensível e chama atenção sobre assuntos amplamente discutidos nos dias de hoje, principalmente a violência doméstica. Ao entrarmos com contato com o passado de Madeleine é possível perceber o quanto já avançamos nesse assunto enquanto sociedade.

Enquanto o táxi de Charles leva Madeleine para o seu futuro, podemos acompanhar em paralelo seu passado. Basicamente assistimos Madeleine contando suas histórias do passado dentro de um táxi e contamos com o recurso de flashbacks incríveis para melhor nos situar sobre sua juventude. Mas as cenas do presente não ficam limitadas apenas ao interior do veículo. Durante a viagem é possível vislumbrar algumas partes de Paris, onde visitamos outros cenários da vida passada de Madeleine e vemos como eles estão nos dias atuais.

Curiosidade: Madeleine tem 92 anos, mas a atriz Line Renaud tem 94 anos

“Conduzindo Madeleine” tem grandes chances de fazer você se emocionar, vale a pena conferir. A estreia no Brasil acontece no dia 02 de Maio.

Assista o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=Y4gLbrPe5iw

--

--

Cine 90

Apaixonados por cinema, principalmente (não exclusivamente) o dos anos 90!